Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

WHITE AND PINK

Amor Roxo

 

Bom Diaa,

 

Desde pequenina que me lembro de ter beterraba em casa. A minha mãe, devido ao problema de saúde que tinha, comia imenso. Mas a primeira vez que comi beterraba não gostei, o sabor térreo não me seduziu mesmo nada, mas devido aos seus benefícios não desisti e continuei a consumir. Como diz o ditado “primeiro estranha-se, depois entranha-se” e foi exatamente isso que aconteceu.Pode faltar muita coisa no meu frigorífico mas beterrabas não é uma delas seguramente. Utilizo em saladas, batidos, bolos, panquecas, a única coisa que nunca experimentei foi em sopa, mas estará para breve.

Criei um grande amor por este alimento por isso deixo-vos alguns dos benefícios da beterraba.


A beterraba tem um grande poder antioxidante e é uma excelente fonte de vitaminas. As vitaminas A, B1, B2, B5, C, mas também o cálcio, potássio, ferro e manganês são exemplos da riqueza deste alimento. Para além disso, a sua fibra alimentar retarda a absorção dos hidratos de carbono do sangue, aumentando os níveis de energia no organismo.
As suas propriedades antioxidantes têm a capacidade de proteger as células do corpo contra a ação dos radicais-livres. Está por isso associada à prevenção ou diminuição do risco de variadíssimas doenças, como por exemplo, doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro, sendo muitas vezes utilizada para reduzir os efeitos secundários da quimioterapia. Ajuda na purificação do sangue, na limpeza do fígado, um dos órgãos mais sobrecarregados do corpo e na redução do mau colesterol. Devido à sua elevada fonte de ferro é um dos alimentos mais consumidos para combater a anemia.
A beterraba é um alimento versátil, podendo ser consumida crua, cozida (em vapor), ou adicionada em sopas e refogados. No entanto, para obter todos os benefícios de beterraba, o ideal será consumi-la crua, uma vez que as propriedades anticancerígenas presentes nas beterrabas diminuem com o calor.
As suas folhas também podem ser consumidas, e são nelas que estão concentrados muitos dos nutrientes da beterraba, no entanto como a grande maioria das vezes elas estão à venda sem folhas as pessoas esquecem-se deste facto. Vale muito a pena aproveitá-las, eu, por exemplo, utilizo muito em batidos.

 

 

Beterraba.jpg

Beijinhos

Carolina :)